Por trás do quadro : Rosa e Azul

Author: Gessica Borges / Marcadores: ,


Nome : “As meninas Cahen D’Avers”, conhecido como “Rosa e Azul” (Óleo sobre tela)

Idade: 128 anos.. Pintado e m 1881.

Tamanho: 119 X 74cm

Onde está: Museu da Arte de São Paulo (MASP), desde 1952.

Origem: Quadro encomendado pelo pai das duas meninas – Alice e Elisabeth Cahen D’ Avers – o banqueiro Louis Raphael.

Comentário: Percebe-se a fineza e na pose “das meninas”. E seus vestidos quase denunciam a personalidade escondida sob a expressão retratada sutilmente. Uma ainda criança e outra parecendo beirar a adolescência, com um ar quase debochado. Junto ao quadro no museu uma inscrição diz: ”Renoir, pintando Rosa e Azul, mostra na vibração da superfície e das cores vivas que compõem os vestidos das meninas toda a vivacidade e a graça instintivamente feminina que se esconde atrás da convenção da pose, todo o frescor e a candura da infância. As meninas quase se materializam diante de observador, a de azul com o seu ar vaidoso e a de rosa com um certo enfado, quase beirando as lágrimas.”

Sobre o Autor: Pierre Auguste Renoir (1841-1919), foi um célebre pintor impressionista francês.Começou a pintar aos 18 anos. Dizia pintar em busca de desenvolver uma obra “agradável aos olhos” , e isso é facilmente comprovado em suas obras que marcam pelo tom forte de cores, linhas e texturas harmônicas. Passou a ser reconhecido apenas em 1874, aos 33 anos, quando participou de uma exposição com outros pintores franceses, quando sua obra “
Le Moulin de la Galette “ foi exposta e aclamada pelo público.Já no fim da vida, com problemas de artrite, prendia o pincel em seu braço para fazer quadros.

Sobre o Impressionismo: Movimento artístico revolucionário do século XIX, que iniciou grandes tendências do século XX.
Características do estilo: As tonalidades espelhavam a que os objetos adquirem quando refletem a luz do sol.
Nada de contornos nítidos, a linha é “uma abstração do humano para representar imagens”
Sombras luminosas e coloridas.
As tonalidades eram obtidas no próprio quadro pintado. Permitindo ao observador combinar as cores de acordo com sua própria percepção óptica.

Claude Monet e Augusto Renoir foram dois dos principais artistas do movimento. No Brasil, a estilo ficou por conta de Eliseu Visconti.

Curiosidades: “Rosa e Azul” é hoje considerado uma obra-prima do autor, mas na época a família não gostou da pintura e ele ficou abandono por anos num quarto da mansão dos D’ Avers.
Uma
releitura do quadro foi feita pelo pintos/escritor e quadrinista Maurício de Souza, em 1989, depois que ele viu pessoas tentando copiar o quadro durante uma exposição no MASP.

Por que escolhemos falar de " Rosa e Azul" ?

Falar da França e não falar de Renoir seria uma falha tremenda, pois com sua intenção de pintar o “agradável aos olhos” ele não poderia ficar fora da lista dos pintores impressionistas mais consagrados. Na sua obra “As meninas Cahen D’Avers”, ou “Rosa e Azul”, as meninas retratadas tem um ar extremamente fino e delicado, que compõem a pureza e a graça das duas.

0 comentários:

Postar um comentário