Por trás do quadro: No Moulin Rouge

Author: Gessica Borges / Marcadores: ,




Nome: “No Moulin Rouge”. Nome original: “Au Moulin Rouge” (óleo sobre tela)

Idade: 117 anos. Pintado em 1892

Tamanho: 120 X 140 cm

Onde está: Art Institute, Chicago

Sobre o autor: Embora tenha recebido o ensino tradicional da Escola Nacional de Belas-Artes, Henri de Toulouse-Lautrec (1864 – 1901), pintor e litógrafo francês, desenvolveu técnicas de pinturas tão exclusivas e originais que se tornou impossível associá-lo a qualquer movimento artístico de sua época.

Comentário: Sua obra “No Moulin Rouge” é mais um de seus inúmeros registros cujas personagens são dançarinas, freqüentadores de bares e cabarés, artistas de circo, prostitutas e anônimos, sempre retratados em ambientes interiores. A vida urbana Parisiense atraiu a atenção do pintor e este a traduziu em pinceladas rápidas, marcadas pelo contorno expressivo. Seu poder de síntese é admirável; com poucos traços, ele cria dinamismo para qualquer situação que queria representar.

Curiosidade: Para os interessados no mundo da propaganda: Saibam que Toulouse-Lautrec foi um dos precursores dos cartazes e pôsteres publicitários modernos!

Seu estilo único permitiu que seus anúncios conquistassem o público por meio de cores, letras grandes, textos curtos e elementos atraentes.
O cartaz abaixo (Moulin Rouge: La Goulue, litografia em cores. Dimensões: 1,91m X 1,17 m. Cívica Racolta di Stampe Bertarelli, Milão) anuncia a apresentação de La Goulue, dançarina famosa da época. O artista, nessa obra, pretende chamar a atenção do público utilizando um recurso inovador: a repetição de palavras!





Por que escolhemos falar de " No Moulin Rouge" ?

Toulouse-Lautrec foi escolhido por retratar a vida urbana da alta sociedade parisiense de sua época com seus hábitos cheios de glamour. Seus traços originais e exclusivos valem de forte atrativo às pessoas, e chamam atenção daqueles interessados no mundo da propaganda, pois o pintor foi um dos pioneiros na criação e desenvolvimento de cartazes e anúncios publicitários modernos.

1 comentários:

Sylvio de Alencar. disse...

Elucidativo e completo em suas informações, este post.

Parabéns!

Postar um comentário