Luxo: o que é e de onde veio?

Author: Gessica Borges / Marcadores: ,

...
Na tentativa de entender estas questões, usamos como base duas entrevistas, uma da revista TopView com o Professor francês Jean Casterède, pioneiro no estudo de Luxo e Marie Moock, MBA no assunto, que vocês poderão conferir na íntegra em breve aqui no nosso blog!

O que é:

A palavra tem origem do Latim, e mesmo sem ter exatamente o mesmo significado, três palavras permitem uma aproximação: Lux de Luz, Luxuria de luxuria e Luxus como algo que é indispensável ou em excesso.
No dicionário, luxo significa ostentação, gala, pompa.
Na pratica não é tão facil definir, algumas pessoas consideram luxo objetos raros e caros, outras o que é elegante, exclusivo ou desnecessário, ou até mesmo o que é tradicional, para Castarède, o dinheiro não pode ser ignorado porém não é o único e indispensavel componente, pois para algumas o luxo é barato. Jean completa dizendo que luxo é um mix de um ambiente e uma vida tranquila e agradável, elegante, refinada, sofisticada e que depende das circunstâncias do ambiente e das pessoas ao redor, e pode ser também uma escrita, um esforço próprio, uma performance esportiva ou até mesmo um trabalho.

De onde veio:

Ao contrário do que muitos pensam, o luxo não tem origem francesa, ele nasceu na Suméria, região das Babilônia onde foi construída a primeira mansão de luxo e se estendeu até o Egito com o culto aos antigos perfumes. Foi esquecido na idade média, porque todas as energias estavam concentradas nas cruzadas e construções de catedrais. Na renascença, o luxo voltou com muita extravagancia em todas áreas: perfumes, jóias, gastronomia, arquitetura e tudo isso sob o comando do rei Francês Luis XVI, que se auto denominava Rei Sol, que para desfrutar de todo esse requinte longe dos olhos da população, mudou a sede do governo francês do Louvre para o Palacio de Versalhes, onde usou e abusou de todo luxo possível para um rei.

1 comentários:

allan disse...

Luiz safadinho kkkkk

Postar um comentário