O Rei do Luxo

Author: Gessica Borges / Marcadores:

Louis XIV, o Rei Sol - Hyacinthe Rigaud, 1701

Falar da França, já nos leva a pensar em Luxo! Mas quem é o “inventor” do luxo?


O Rei Luís XIV , mais cohecido como Rei Sol, o Rei que criou o luxo na França, e é assim considerado pois deixou um legado de status e sofisticação durante seu reinado, aliás, sofisticações que influenciam o mundo todo até hoje.


Foi o maior dos reis absolutistas da França, filho de Luís XIII e Ana d’Áustria, subiu ao trono aos quatro anos de idade, após a morte de seu pai , reinou de 1643 a 1715.
Ele apreciava a etiqueta, festas e belas mulheres, e a ele se atribuiu à frase “L’État c’est moi” (O estado sou eu).


Construiu o Palácio de Versalhes que é o símbolo da monarquia absoluta, onde viveu com sua família e mais de 1500 criados.


Considerado hoje um dos maiores palácios do mundo, tem 2.000 janelas, 700 quartos, 1.250 lareiras e 700 hectares de parque, é um dos principais pontos turísticos da França. Em 1837 foi transformado em museu. É cercado por jardins, estatuas, vasos e fontes. Como o palácio é imenso tem um trem envidraçado que faz um passeio entre os monumentos, perfeito para quem quer conhecer a incrível beleza do encantador Palácio de Versalhes.


Mandou construir também o Palácio dos Inválidos, em 1670, para dar abrigo aos inválidos do seu exercito. Atualmente continua acolhendo os inválidos, mas é também uma necrópole militar e sede de vários museus. Entre as personalidades ilustres lá sepultadas encontra-se
Napoleão Bonaparte.


Fundou a Academia de Ciências de Paris, onde os membros eram pagos para produzir ciências úteis na área militar.


Outras das sofisticações do luxuoso Rei Sol são os diamantes, o vinho dos reis (champanhe), os sapatos de salto-alto, a gastronomia e também as perucas.


É nítido que hoje em dia o luxo Francês é a base do luxo universal, muito do que Luís XIV, criou faz parte do status e luxo do mundo moderno.


_


Para ver mais:


0 comentários:

Postar um comentário